Seminário reforça necessidade de lutar contra violência nos estádios

6 de dezembro de 2013

Esporte



Seminário reforça necessidade de lutar contra violência nos estádios
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-06/seminario-reforca-necessidade-de-lutar-contra-violencia-nos-estadios
Dec 6th 2013, 16:14

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Os tumultos que algumas vezes ocorrem em estádios brasileiros são provocados por minorias, concluíram representantes de torcidas organizadas e do Ministério do Esporte durante os debates do 1º Seminário Sul-Sudeste de Torcidas Organizadas, que termina amanhã (7), na capital paulista. O encontro começou hoje.
O evento acontece anualmente, reunindo as torcidas de todo o país. Houve o desdobramento das regiões para que os participantes possam discutir diretamente os problemas específicos. O principal ponto abordado durante a manhã foi a segurança nos estádios.
O secretário Nacional do Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Toninho Nascimento, disse que o Cadastro Nacional das Torcidas Organizadas não é uma forma de listar as pessoas, mas de ter um quadro de como as torcidas estão estruturadas. "Isso não é um cadastro policial: não é função do Ministério fazer trabalho de polícia, como se quiséssemos cadastrar todos os torcedores do país para evitar a violência nos estádios".
Para Nascimento, a violência nos estádios chegou ao seu limite. Hoje, a participação das torcidas organizadas é essencial. "Principalmente se elas forem incluídas nesse processo. Não adianta excluir e suspender uma [torcida] organizada. [Com isso], perdem-se as lideranças que poderão ajudar a combater esses atos dentro e fora dos estádios".
Na avaliação de Nascimento, a impunidade é um fator fundamental para a proliferação da violência: é preciso cumprir as leis existentes. "Muitos dos mecanismos que podem ser criados já o foram e se não funcionam é outra questão. É preciso que seja aplicado o Estatuto do Torcedor e punidos os culpados".
O promotor de Justiça do Juizado Especial Criminal (que atual na área do futebol), Paulo Castilho, disse que é preciso individualizar a conduta dos infratores para não generalizar o comportamento da torcida organizada. "Não é possível acreditar que em meio a uma instituição que reúna 100 mil pessoas não [haja] pessoas ruins. São frutos da sociedade, onde [há] gente de todo tipo. Temos que desmistificar que na torcida organizada só há marginais e criminosos. O Estado já está maduro para aprender que a torcida é um fenômeno de massa, que já está organizado".
O presidente da Dragões da Real (torcida do São Paulo Futebol Clube), André Azevedo, disse que, apesar de haver diferenças e rivalidades entre as camisas, todas as torcidas têm os mesmos interesses e vêm fazendo um trabalho, com o apoio do Ministério do Esporte, para mostrar que não são o "lado ruim" do futebol. "Há vários erros e nós somos parte disso. É muito mais fácil colocar a culpa na torcida que é o elo mais fraco dessa corrente".
O presidente da Federação de Torcidas Organizadas do Rio de Janeiro (Fetorj), Flávio Martins, disse que, além da questão da violência, é preciso que o poder público melhore a infraestrutura dos estádios, não somente aqueles que recebem jogos da Série A. "Quando se olha para a Série B do Brasileiro não [há] um estádio de Copa. Faltam banheiros, condições de ir e vir, iluminação, serviços. Todos falam dos deveres do torcedor, mas ninguém fala dos direitos", observou.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil





You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/sW/JDlFfT

Espalhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni