Depois de briga entre torcedores, Atlético Parananese perde 12 mandos de campo e Vasco, oito

13 de dezembro de 2013

Esporte



Depois de briga entre torcedores, Atlético Parananese perde 12 mandos de campo e Vasco, oito
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-13/depois-de-briga-entre-torcedores-atletico-parananese-perde-12-mandos-de-campo-e-vasco-oito
Dec 13th 2013, 19:08

Nielmar de Oliveira

Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A briga entre torcedores no jogo do último final de semana pelo Campeonato Brasileiro, na cidade catarinense de Joinville, levou o Atlético Paranaense à perda de 12 mandos de campo e o Vasco da Gama, de oito. A decisão foi tomada hoje (13) pela 4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que também condenou o time paranaense a pagar multa de R$ 120 mil e o time de São Januário, à de R$ 80 mil.
Dos 12 jogos em que o Atlético-PR perdeu o mando de campo, seis ocorrerão com os portões fechado. O Vasco terá de realizar quatro das seis partidas com os portões fechados.
Ao proferir a sentença, o auditor do STJD Paulo Bracks alertou que o país do futebol não pode se transformar no país da violência nos estádios. "Vamos parar com esse jogo de empurra. Parem de colocar o peso da violência na Polícia Militar. Tiraram a PM dos estádios e aí?. E essa violência não é exclusividade do Atlético Paranaense e do Vasco, não é. Como disse aqui no início do julgamento, todos tem responsabilidade, inclusive nós."
A partida terminou com a vitória do time paranaense por 5 a 1. Com o resultado do jogo, que chegou a ficar paralisado por 73 minutos em razão da briga entre torcedores, o Vasco caiu para a segunda divisão do futebol brasileiro no próximo ano.
A 4ª Comissão Disciplinar do STJD condenou os dois clubes com base no Artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Ainda cabe recurso ao pleno do tribunal. No julgamento, o STJD absolveu o árbitro Ricardo Marques Ribeiro, e as federações Paranaense e Catarinense de Futebol.
Mandante da partida, o Atlético-PR também foi enquadrado nos artigos 191 do CBJD, por deixar de cumprir ou por dificultar o cumprimento de medidas para garantir a segurança dos torcedores antes, durante e após a partida, e 211, que trata das garantias aos visitantes, deixando o local da partida com infraestrutura necessária para que haja garantias plenas de segurança para realização do jogo.
"O que estamos julgando aqui não é apenas uma briguinha de arquibancada. Estamos julgando barbárie, guerra, violência contra todos. E a pena tem que ser proporcional ao que ocorreu. Então, tem sim que aplicar a regra mais rígida que é a dos jogos com portões fechados", disse o auditor, que foi derrotado na proposta de que a pena aplicada fosse cumprida integralmente com os portões fechados.
Essa é a segunda derrota sofrida pelo Vasco da Gama no STJD em menos de uma semana. Ontem (12), o tribunal já havia negado pedido da equipe carioca pela impugnação da partida, o que manteve o Vasco na Série B do futebol brasileiro no próximo ano. Nesse caso, também cabe recurso.

Edição: Juliana Andrade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/sW/JDlFfT

Espalhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni